PsicoRed

Vamos falar sobre a Hipertensão

Aline S. Monteiro - 13 de novembro de 2018

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hipertensão arterial é o principal fator de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A hipertensão afeta entre 20-40% da população adulta da região, o que significa que cerca de 250 milhões de pessoas sofrem de pressão arterial elevada.

É o maior número de casos de óbito em todo o planeta. Segundo a entidade, grande parte dessas vítimas tem comportamentos considerados não saudáveis, como o tabagismo, o consumo de alimentos com excesso de sal e a prática de atividade física não adequada.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é sustentada pela elevação dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg. As crises hipertensivas são fatores de riscos para outras doenças que envolvem o sistema cerebral, vascular periférico e renal.

Como tratar?

O tratamento da hipertensão pode ser sem ou com medicamentos. O medicamentoso tem por base o uso de drogas prescritas pelo médico, conforme a gravidade do quadro.

O não medicamentoso pode ser feito por meio do controle do peso, melhora do padrão alimentar com seguimento de uma dieta balanceada com alimentos ricos em frutas, hortaliças, fibras, minerais e laticínios com baixos teores de gordura dieta, redução do consumo do sal e alimentos ultraprocessados e processados, moderação no consumo de bebidas alcoólicas, prática regular de exercício físico, abstenção do tabagismo e do controle do estresse psicoemocional.

Procure um(a) Nutricionista!

Gostou? Deixe um comentário!

Como posso ajudar ?