PsicoRed

Será que Sou
Dependente Emocional?

A dependência emocional tem como raiz a e necessidade de preencher um buraco que existe na alma, que muitas vezes nem é percebido pela pessoa.

Ao observar o significado da palavra “dependência” no dicionário, entre seus significados estão a subordinação; sujeição e, no caso do dependente emocional, ele se torna totalmente refém e sujeito ao outro.

As atitudes de querer agradar o companheiro e se adaptar ao que entende que o outro deseja, pode parecer cuidado e atenção com a pessoa amada, mas na verdade são atitudes que esperam como recompensa se sentirem amados.

Ao se tornar dependente emocional de alguém, seu humor passa a ser dirigido por atitudes do companheiro, ou seja, se a relação está bem, dentro do esperado pelo dependente, tudo está bem. Porém se algo foge do controle, o dependente também se descontrola.

 

Esse estado de alerta e vigia de como está a relação deixa o dependente emocional ansioso, com aumento da baixa autoestima e a sensação de que será abandonado ou traído. E, para evitar essa situação, geralmente aceita todas as condições do outro porque precisa ser aceito.

Essa necessidade de se sentir aceito, faz com que o dependente se coloque em situações que atraia relacionamentos abusivos, pois é um companheiro de fácil manipulação. Nesses casos, o abusador costuma agir com muita violência psicológica, com falas e ofensas que denigre o companheiro e, em casos mais extremos, pode-se chegar à violência física. Porém, o abusador também pode dar carinho e atenção, após esses rompantes de violência e, o dependente aceita essa situação e se ilude, acreditando que é amor.

Dentro da dependência emocional, podemos observar outro fator perigoso, que é a idolatria. Coloca-se o parceiro em um pedestal. E isso é extremamente perigoso.

O dependente se torna prisioneiro, simplesmente pelo desejo de amar e ser amado. E, em alguns casos esquece até mesmo sua identidade, pois se adapta à tudo o que o companheiro deseja.

Há também os dependentes emocionais que sofrem tanto quando estão em relacionamentos que optam permanecerem sozinhos e essa atitude também não é saudável.

É importante destacar que a dependência emocional é mais falada em relacionamentos amorosos, mas também pode-se observar relacionamentos de amizade ou familiares com o mesmo contexto de dependência e, os envolvidos costumam dirigir suas vidas de acordo com essa relação.

Caso você tenha dúvidas se é um dependente emocional ou está se relacionando com um dependente, busque ajuda.

Psicóloga Claudia Barbieri

Gostou? Deixe um comentário!

Como posso ajudar ?