Também conhecida como terapia ou terapia de conversa, este tratamento é um processo que foca em ajudar o indivíduo a resolver suas questões emocionais, através de técnicas aplicadas da psicologia – a ciência que estuda os processos mentais das pessoas.
A terapia também é um tratamento indicado para aqueles que estão tendo dificuldades em lidar emocionalmente com alguma situação, como luto, divórcio, mudança de casa e de trabalho, entre outros, e doenças psicológicas crônicas, como a depressão.
Abordagens utilizadas na clínica:
TCC (Teoria Cognitiva Comportamental):
é uma abordagem terapêutica que se baseia na relação entre pensamentos, emoções e comportamentos, buscando identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais que podem contribuir para o sofrimento emocional e os problemas comportamentais.
Psicanálise:
É a área de investigação da mente humana. O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças.
Fenomenológico-existencial
Cria a possibilidade de o paciente entrar em contato com suas angústias e medos. Permitindo dar significado às suas vivências e criar autonomia para poder fazer escolhas e resolver seus problemas por meio de suas próprias potencialidades.
Para quem é a psicoterapia?
- Terapia de Casal
- Psicoterapia Online
- Psicoterapia Infantil
- Psicoterapia para Adolescentes
- Psicoterapia para adulto
- Psicoterapia para Idoso
4 motivos para você começar a fazer psicoterapia:
1. Lidar melhor com seus medos
É fato que todos temos medo! Mas a terapia nos ensina a conviver com eles. Você entra em uma imersão que promove o autoconhecimento e busca, no inconsciente e no passado, aquilo que te causa temor, a fim de entender e superar esses obstáculos.
2. É um espaço para falar sem julgamentos
É na terapia que você poderá pensar e falar sobre si sem a preocupação de ser mal visto. Afinal, o terapeuta está ali para escutar sem apontar certo ou errado, e tampouco enaltecer o que é mais ou menos importante.
3. Entenda e viva melhor as emoções
É raro recebermos educação emocional naturalmente durante a vida. Aprendemos por tentativa e erro a identificar nossos sentimentos e a reagir ou integrá-los em nossa vida. Por vezes, não conseguimos usufruir desse benefício que é saber emocionar-se. A terapia nos ajuda a identificar, assumir e beneficiar das emoções.
4. Desenvolva habilidades emocionais
A chamada “inteligência emocional” passa pelo conhecimento desenvolvido sobre como nossas emoções acontecem e sobre a função que elas têm em nossa personalidade. Assim, em um processo de psicoterapia, vamos compreendendo como aquilo que acontece no mundo ganhou capacidade de nos afetar.
Como saber se preciso da ajuda de um terapeuta?
Todos precisamos. Você não necessita de um problema grave para buscar auxílio psicológico, ele é recomendado para qualquer um que queira cuidar do seu bem-estar emocional, assim como quem faz exercícios físicos e quer cuidar do corpo. Por esse mesmo motivo, não há razão para ter medo nem vergonha da terapia.