
Como saber se preciso de ajuda?
Você passa mais tempo feliz ou triste?
Como está seu nível de ansiedade?
Tem algo lhe tirando o sossego?
Parece que o mundo está contra você?
Essas perguntas são de extrema importância e esse mês, Setembro Amarelo, ainda mais. Afinal, como saber se preciso de ajuda?
Antes de mais nada, olhe para si mesmo. Faça as questões acima, busque entender se você está diferente do normal, ou se você sempre esteve preso em um humor mais triste do que a maioria.
A depressão é uma doença que começa silenciosa e vai nos minando sem que percebamos. Por isso, muitas vezes, acabamos julgando que o que estamos sentindo é apenas uma tristeza normal, um nervosismo por algo que aconteceu, preocupação e até estresse por conta de “trabalhar demais” ou outros fatores.
Quando essas sensações não são tratadas da maneira correta, podem sair do controle e, aos poucos, destruir nossas vidas e relações.
Cuide da sua mente. Ao notar que está diferente, mesmo sem saber se precisa ou não de ajuda, um psicólogo pode ser a chave para entender e resolver as questões que te perturbam. Se não for o caso de psicoterapia, ele ou ela saberá lhe indicar onde buscar ajuda.