Dicas para envelhecer melhor e com mais saúde: aprenda neste artigo
Aline S. Monteiro - 18 de junho de 2019
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado idoso o indivíduo com 65 anos ou mais. No entanto, nos países desenvolvidos e em países em desenvolvimento aqueles com 60 anos ou mais.
Se pensarmos em nível biológico e no processo de envelhecimento, vivemos mais e com o passar do tempo, os danos celulares levam a um aumento no risco de adquirir diversas doenças e uma queda geral na capacidade fisiológica do indivíduo.
Para envelhecer com saúde e qualidade de vida, o Ministério da Saúde, propõe os 10 passos para alimentação saudável para pessoas idosas, que orienta a ter uma alimentação variada e equilibrada:
10 passos para alimentação saudável
1º passo: Faça três refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e, caso necessite de mais, faça outras refeições nos intervalos.
2º passo: Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural. Inclua nas principais refeições alimentos como arroz, milho, batata, mandioca/macaxeira/aipim.
3º passo: Inclua frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia.
4º passo: Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5º passo: Lembre-se de incluir carnes, aves, peixes ou ovos e leite e derivados em pelo menos uma refeição durante o dia. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
6º passo: Use pouca quantidade de óleos, gorduras, açúcar e sal no preparo dos alimentos.
7º passo: Beba água mesmo sem sentir sede, de preferência nos intervalos entre as refeições.
8º passo: Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos e chás industrializados), bolos e biscoitos recheados, doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
9º passo: Fique atento(a) às informações nutricionais disponíveis nos rótulos dos produtos processados e ultraprocessados para favorecer a escolha de produtos alimentícios mais saudáveis.
10º passo: Sempre que possível, coma em companhia.
A orientação nutricional favorece o planejamento e a adoção de uma alimentação saudável, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e para a qualidade de vida dessas pessoas.
Procure um(a) Nutricionista!